virtudes

Santo Tomás de Aquino 

Apresentação

Tomás de Aquino [1225-1274], filósofo e teólogo dominicano, escreveu diversas obras e, entre as mais importantes, contamos as famosas Questões Disputadas, fruto de uma metodologia original e própria da atividade acadêmica da Universidade medieval. Delas derivam as mais célebres contribuições do Tomismo para a filosofia e teologia. Neste método medieval, Tomás inicia com uma pergunta [questão] e a desenvolve em artigos. Cada questão disputada pode conter diversos artigos. Cada artigo considera uma parte da questão, mediante uma pergunta e está composto por argumentos prós e contras e uma conclusão, onde aparece a resposta do autor à pergunta elaborada na forma de artigo que, por sua vez, compõe a questão. Em cada artigo Tomás procede da seguinte maneira: ante à pergunta proposta num artigo da questão, ele a afirma ou a nega, expondo em contrário diversos argumentos. Em seguida, toma um ou mais argumentos fortes contrários a estes diversos raciocínios que se seguiram da pergunta inicial. E então, logo depois destes argumentos que contradizem os anteriores, ele inicia, em conformidade com o que pretende demonstrar, uma resposta, onde escreve no corpo do artigo, uma conclusão-resposta à pergunta feita inicialmente e termina esclarecendo as dificuldades ou contradições dos primeiros argumentos expostos.

O INSTITUTO AQUINATE em parceria com a editora Ecclesiae inicia a empreitada de publicar uma série de textos inéditos, editados em vernáculo, em edição simples, acessível, com breve introdução e notas à tradução[ 1 ], com o intuito de pouco ou quase nada interferir na obra, deixando o leitor com o mínimo necessário para ele mesmo ir diretamente ao texto de Tomás. A intenção é divulgar não só entre o público acadêmico, mas entre os diversos admiradores do Tomismo, as principais ideias do autor contidas nas referidas Questões Disputadas. Neste espírito nasce o Projeto Questões Disputadas. Este projeto é coordenado por Bernardo Veiga (Instituto Aquinate), doutorando em filosofia pela UFRJ. Ele é uma edição e tradução do professor Dr. Paulo Faitanin (UFF) junto com Bernardo Veiga.

Este projeto não seria possível sem a cooperação do Prof. Dr. Enrique Alarcón (Universidad de Navarra/Espanha), presidente da Fundación Tomás de Aquino, detentora dos direitos de cópia dos textos latinos e mantenedora do Corpus Thomisticum [www.corpusthomisticum.org]. O estimado professor Alarcón há muito colabora com a Revista Aquinate (www.aquinate.net) e a ele agradecemos por conceder-nos a permissão para pesquisar e utilizar como base para as traduções, a edição latina dos textos contidos no Corpus.

Neste primeiro volume apresentamos duas questões da Quaestiones disputatae De virtutibus. Estas questões são autênticas[ 2 ] e atribuídas ao segundo período de ensino de Tomás de Aquino em Paris, muito provavelmente ao final, em 1271-1272[ 3 ]. Toda a Questão é composta por 36 artigos e se divide assim: De virtutibus in communi (quaestio 1), De caritate (quaestio 2), De correctione fraterna (quaestio 3), De spe (quaestio 4) e De virtutibus cardinalibus (quaestio 5).

Assim, pois, apresentamos a inédita tradução em português de As Virtudes Morais, que corresponde às Quaestiones Disputatae De Virtutibus, quaestio 1 e 5. Optamos por estas duas questões pela afinidade do tema. Nelas Tomás analisa, na q. 1, com profundidade e ao longo de 13 artigos, a natureza, a definição, a origem, o modo de aquisição e a distinção entre as virtudes teologais e morais. Na questão 5, analisa e distingue as virtudes cardeais. Essas são as bases da ética de Tomás para uma ética natural e de uma natureza capaz e aberta à graça.

Rodolfo Petrônio

Icon

Descargar EPUB As Virtudes Morais - Santo Tomás de Aquino

Tamaño: 213,67 KB Creado: 5 septiembre, 2016
Icon

Descargar MOBI As Virtudes Morais - Santo Tomás de Aquino

Tamaño: 234,07 KB Creado: 5 septiembre, 2016
Icon

Descargar PDF As Virtudes Morais - Santo Tomás de Aquino

Tamaño: 822,29 KB Creado: 5 septiembre, 2016

Contenido Relacionado


Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *