As Virtudes Morais
Santo Tomás de Aquino
Apresentação
Tomás de Aquino [1225-1274], filósofo e teólogo dominicano, escreveu diversas obras e, entre as mais importantes, contamos as famosas Questões Disputadas, fruto de uma metodologia original e própria da atividade acadêmica da Universidade medieval. Delas derivam as mais célebres contribuições do Tomismo para a filosofia e teologia. Neste método medieval, Tomás inicia com uma pergunta [questão] e a desenvolve em artigos. Cada questão disputada pode conter diversos artigos. Cada artigo considera uma parte da questão, mediante uma pergunta e está composto por argumentos prós e contras e uma conclusão, onde aparece a resposta do autor à pergunta elaborada na forma de artigo que, por sua vez, compõe a questão. Em cada artigo Tomás procede da seguinte maneira: ante à pergunta proposta num artigo da questão, ele a afirma ou a nega, expondo em contrário diversos argumentos. Em seguida, toma um ou mais argumentos fortes contrários a estes diversos raciocínios que se seguiram da pergunta inicial. E então, logo depois destes argumentos que contradizem os anteriores, ele inicia, em conformidade com o que pretende demonstrar, uma resposta, onde escreve no corpo do artigo, uma conclusão-resposta à pergunta feita inicialmente e termina esclarecendo as dificuldades ou contradições dos primeiros argumentos expostos.
O INSTITUTO AQUINATE em parceria com a editora Ecclesiae inicia a empreitada de publicar uma série de textos inéditos, editados em vernáculo, em edição simples, acessível, com breve introdução e notas à tradução[ 1 ], com o intuito de pouco ou quase nada interferir na obra, deixando o leitor com o mínimo necessário para ele mesmo ir diretamente ao texto de Tomás. A intenção é divulgar não só entre o público acadêmico, mas entre os diversos admiradores do Tomismo, as principais ideias do autor contidas nas referidas Questões Disputadas. Neste espírito nasce o Projeto Questões Disputadas. Este projeto é coordenado por Bernardo Veiga (Instituto Aquinate), doutorando em filosofia pela UFRJ. Ele é uma edição e tradução do professor Dr. Paulo Faitanin (UFF) junto com Bernardo Veiga.
Este projeto não seria possível sem a cooperação do Prof. Dr. Enrique Alarcón (Universidad de Navarra/Espanha), presidente da Fundación Tomás de Aquino, detentora dos direitos de cópia dos textos latinos e mantenedora do Corpus Thomisticum [www.corpusthomisticum.org]. O estimado professor Alarcón há muito colabora com a Revista Aquinate (www.aquinate.net) e a ele agradecemos por conceder-nos a permissão para pesquisar e utilizar como base para as traduções, a edição latina dos textos contidos no Corpus.
Neste primeiro volume apresentamos duas questões da Quaestiones disputatae De virtutibus. Estas questões são autênticas[ 2 ] e atribuídas ao segundo período de ensino de Tomás de Aquino em Paris, muito provavelmente ao final, em 1271-1272[ 3 ]. Toda a Questão é composta por 36 artigos e se divide assim: De virtutibus in communi (quaestio 1), De caritate (quaestio 2), De correctione fraterna (quaestio 3), De spe (quaestio 4) e De virtutibus cardinalibus (quaestio 5).
Assim, pois, apresentamos a inédita tradução em português de As Virtudes Morais, que corresponde às Quaestiones Disputatae De Virtutibus, quaestio 1 e 5. Optamos por estas duas questões pela afinidade do tema. Nelas Tomás analisa, na q. 1, com profundidade e ao longo de 13 artigos, a natureza, a definição, a origem, o modo de aquisição e a distinção entre as virtudes teologais e morais. Na questão 5, analisa e distingue as virtudes cardeais. Essas são as bases da ética de Tomás para uma ética natural e de uma natureza capaz e aberta à graça.
Rodolfo Petrônio

Libro eBook As Virtudes Morais
Santo Tomás de Aquino
5 septiembre, 2016
update 17 agosto, 2021
Página de downloadMais livros em Português

Como Evangelizar com Parábolas
Ver Livro

Caminho de Perfeição
Ver Livro

Caminho (PDF)
Ver Livro

Rezar os Salmos Hoje
Ver Livro

“Só Deus é Bom!”
Ver Livro

O exorcista explica o mal e suas armadilhas
Ver Livro

Memórias de um Exorcista
Ver Livro

Vade retro, satanás!
Ver Livro

O livro da vida
Ver Livro

Catecismo da Igreja Católica
Ver Livro

Imitação de Cristo
Ver Livro

O Segredo do Rosário
Ver Livro

O Milagre da Igreja
Ver Livro

Confissões de Santo Agostinho
Ver Livro

O Diabo, Lutero e o Protestantismo
Ver Livro

Vida de São Padre Pio de Pietrelcina
Ver Livro

Confissões do Inferno
Ver Livro

O Calvário e a Missa
Ver Livro

O Inferno Existe
Ver Livro

A força do Exemplo
Ver Livro

As Excelências da Santa Missa
Ver Livro

Isabel d’Aragão a Rainha Santa
Ver Livro

Por que a Igreja condenou O Espiritismo?
Ver Livro

Sermões de São João Maria Vianney
Ver Livro

As Virtudes Morais
Ver Livro

DIDAQUÊ – SÉRIE PATRÍSTICA
Ver Livro

Todos os caminhos levam a Roma
Ver Livro

A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo I, II
Ver Livro

Moradas ou Castelo Interior
Ver Livro
Dejar un comentario
¿Quieres unirte a la conversación?Siéntete libre de contribuir!