I. INTRODUÇÃO
Guardar o Depósito da Fé é missão que o Senhor confiou à sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos. O Concílio Ecumênico Vaticano II, inaugurado há trinta anos pelo meu predecessor João XXIII, de feliz memória, tinha como intenção e como finalidade pôr em evidência a missão apostólica e pastoral da Igreja, e, fazendo resplandecer a verdade do Evangelho, levar todos os homens a procurarem e acolherem o amor de Cristo que excede toda a ciência (cf. Ef 3,19).
Ao Concílio, o Papa João XXIII tinha confiado como tarefa principal guardar e apresentar melhor o precioso depósito da doutrina cristã, para o tornar mais acessível aos fiéis de Cristo e a todos os homens de boa vontade. Portanto, o Concílio não devia, em primeiro lugar, condenar os erros da época, mas sobretudo empenhar-se por mostrar serenamente a força e a beleza da doutrina da fé. «Iluminada pela luz deste Concílio – dizia o Papa – a Igreja… crescerá em riquezas espirituais… e, recebendo a força de novas energias, olhará intrépida para o futuro… É nosso dever… dedicar-nos, com vontade pronta e sem temor, àquele trabalho que o nosso tempo exige, prosseguindo assim o caminho que a Igreja percorre há vinte séculos».
Com a ajuda de Deus, os Padres conciliares puderam elaborar, em quatro anos de trabalho, um conjunto considerável de exposições doutrinais e de diretrizes pastorais oferecidas a toda a Igreja. Pastores e fiéis encontram ali orientações para aquela «renovação de pensamentos, de atividades, de costumes, e de força moral, de alegria e de esperança, que foi o objetivo do Concílio».
Depois da sua conclusão, o Concílio não cessou de inspirar a vida da Igreja. Em 1985 pude afirmar: «Para mim – que tive a graça especial de nele participar e colaborar no seu desenvolvimento – o Vaticano II foi sempre, e é de modo particular nestes anos do meu Pontificado, o constante ponto de referência de toda a minha ação pastoral, no consciente empenho de traduzir as suas diretrizes em aplicação concreta e fiel, a nível de cada Igreja e da Igreja inteira. É preciso incessantemente recomeçar daquela fonte».

Libro eBook Catecismo da Igreja Católica
Iglesia Católica
3 julio, 2017
update 13 julio, 2020
Página de downloadMais livros em Português

Caminho de Perfeição
Ver Livro

Caminho (PDF)
Ver Livro

Rezar os Salmos Hoje
Ver Livro

“Só Deus é Bom!”
Ver Livro

Memórias de um Exorcista
Ver Livro

Vade retro, satanás!
Ver Livro

O exorcista explica o mal e suas armadilhas
Ver Livro

O livro da vida
Ver Livro

Catecismo da Igreja Católica
Ver Livro

Imitação de Cristo
Ver Livro

O Segredo do Rosário
Ver Livro

O Milagre da Igreja
Ver Livro

Confissões de Santo Agostinho
Ver Livro

O Diabo, Lutero e o Protestantismo
Ver Livro

Vida de São Padre Pio de Pietrelcina
Ver Livro

Confissões do Inferno
Ver Livro

O Calvário e a Missa
Ver Livro

O Inferno Existe
Ver Livro

A força do Exemplo
Ver Livro

As Excelências da Santa Missa
Ver Livro
Dejar un comentario
¿Quieres unirte a la conversación?Siéntete libre de contribuir!