Rezar os Salmos Hoje
Carlos Mesters oc
INTRODUÇÃO
Os Salmos nasceram da vida, e é nas experiências concretas da vida de cada dia que encontramos a chave principal para abrir a porta que nos permite entrar no mundo dos Salmos. Às vezes, acontece que rezamos um salmo e ele não nos diz nada. Nem sempre é por falta de estudo ou de piedade. Pode ser, simplesmente, por falta de atenção à vida. Pois, se vivemos na superficialidade, sem aprofundar aquilo que nós mesmos vivemos e sentimos, não chegaremos a experimentar a vida, que é a raiz de onde nasceu o salmo, e o salmo permanecerá uma oração estranha e distante, que não nos diz respeito.
Dizia o monge Cassiano, do século IV:
Instruídos por aquilo que nós mesmos sentimos, já não percebemos o salmo como algo que só ouvimos, mas sim como algo que experimentamos e tocamos com nossas mãos; não como uma história estranha e inaudita, mas como algo que damos à luz desde o mais profundo do nosso coração, como se fossem sentimentos que formam parte do nosso próprio ser (Collationes X, 11).
Esse é, até hoje, o ideal a ser alcançado na reza dos Salmos.
No tempo de Jesus, o ideal era este: aprender a rezar os Salmos de tal maneira que eles despertassem na pessoa a criatividade e a levassem a produzir o seu próprio salmo. Assim, a reza, em vez de levar à rotina, levava ao aprofundamento criativo da oração, a um encontro mais íntimo com Deus.
Foi o que aconteceu na vida de Jesus. A partir da sua intimidade com o Pai (cf. Jo 14,8-10), ele elaborou o seu próprio salmo, que é o Pai-nosso (Mt 6,9-13; Lc 11,2-4). O salmo de Maria é o Magnificat (Lc 1,46-55). Assim, temos os salmos de Zacarias (Lc 1,68-79), do velho Simeão (Lc 2,29-32), do apóstolo Paulo (1Cor 13,1-13; Fl 2,6-11), dos primeiros cristãos (Ap 11,17-18; 12,10-12; 15,3-4; 19,6-8), e tantos outros salmos espalhados pela Bíblia.
O objetivo que tivemos em mente, ao escrever este livro, não foi o de aumentar o conhecimento a respeito dos Salmos, mas sim de ajudar a rezá-los melhor. Para muitos de nós, os Salmos são o prato de cada dia. Por isso vale a pena gastar algum tempo para aprender a rezá-los melhor. Este livro tenta abrir uma porta para a casa dos Salmos e encontrar lá dentro um lugar aconchegante, íntimo com Deus, para louvar a Deus e fortalecer em nós o compromisso com o Reino de Deus e a sua justiça.

Livro eBook Rezar os Salmos Hoje
Carlos Mesters
25 febrero, 2021
update 14 agosto, 2021
Página de downloadMais livros em Português

Como Evangelizar com Parábolas
Ver Livro

Caminho de Perfeição
Ver Livro

Caminho (PDF)
Ver Livro

Rezar os Salmos Hoje
Ver Livro

“Só Deus é Bom!”
Ver Livro

O exorcista explica o mal e suas armadilhas
Ver Livro

Memórias de um Exorcista
Ver Livro

Vade retro, satanás!
Ver Livro

O livro da vida
Ver Livro

Catecismo da Igreja Católica
Ver Livro

Imitação de Cristo
Ver Livro

O Segredo do Rosário
Ver Livro

O Milagre da Igreja
Ver Livro

Confissões de Santo Agostinho
Ver Livro

O Diabo, Lutero e o Protestantismo
Ver Livro

Vida de São Padre Pio de Pietrelcina
Ver Livro

Confissões do Inferno
Ver Livro

O Calvário e a Missa
Ver Livro

O Inferno Existe
Ver Livro

A força do Exemplo
Ver Livro

As Excelências da Santa Missa
Ver Livro

Isabel d’Aragão a Rainha Santa
Ver Livro

Por que a Igreja condenou O Espiritismo?
Ver Livro

Sermões de São João Maria Vianney
Ver Livro

As Virtudes Morais
Ver Livro

DIDAQUÊ – SÉRIE PATRÍSTICA
Ver Livro

Todos os caminhos levam a Roma
Ver Livro

A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo I, II
Ver Livro

Moradas ou Castelo Interior
Ver Livro
Dejar un comentario
¿Quieres unirte a la conversación?Siéntete libre de contribuir!