Antonin-Dalmace Sertillanges

PERAMBULO

O Milagre da Igreja tem tantas formas, que foi deveras impossível, neste pequeno escrito, dar dele uma ideia suficiente, ou mesmo sumária.

Tem-se distinguido: o milagre dessa instituição que se precede a si mesma e domina o tempo; o milagre do estabelecimento evangélico, compreendendo o estabelecimento do Homem-Deus em sua pessoa, vida, manifestações, obra; o milagre da difusão cristã: entrada da Igreja na história por meios politicamente desproporcionados, adaptação prodigiosa aos regimes humanos acolhedores ou hostis, poder incomparável de absorção e de assimilação do princípio cristão relativamente aos elementos religiosos ou profanos que o meio lhe apresenta; finalmente, o milagre imanente à existência atual da Igreja e à sua perpetuidade.

É um esquema. É a compreensão excessiva de um tema o qual, aliás, nenhum pensamento iguala. Na hora atual, vai crescendo por toda parte, no mundo, o interesse concernente ao fato católico e à Igreja. Se Deus o permitisse, de acordo com esse movimento teríamos aqui contribuído para despertar mais alguns espíritos, senão à compreensão, ao menos à suspeita de uma maravilha que eles acotovelam sem ter ideia do que ela oculta e do que significa para eles mesmos. Vêem somente exterioridades onde reside um interior incomparável.

Realçam somente fraquezas e insuficiências, muitíssimas vezes ilusórias, lá onde o Único Necessário elegeu a sua morada, ao mesmo tempo patente e oculto.

Se é que não fomos de todo mal sucedidos, tenham eles ao menos uma visão obscura, geradora de um movimento do coração, a respeito dessa Pessoa misteriosa, humana e celeste, uma e múltipla, imóvel e ativa, infalível e investigadora, perfeita e sujeita ‘às crises, santa e, em nós, pecadora, que respira através do tempo.

Le Saulchoir, Julho de 1933.


Pagina de descarga

Libro eBook O Milagre da Igreja


Antonin-Dalmace Sertillanges

2 julio, 2017

update 15 agosto, 2021

Página de download



Mais livros em Português


No se han encontrado entradas.
0 comentarios

Dejar un comentario

¿Quieres unirte a la conversación?
Siéntete libre de contribuir!

Deja una respuesta